Cariocas rejeitam título de ‘porco’ dado por Paes

Jornal O Globo, 04/12/2009

A afirmação do prefeito Eduardo Paes de que o povo carioca “precisa ter mais educação, higiene e respeito com o espaço público” mobilizou a população em torno do debate sobre a limpeza nas ruas e praias da cidade. A discussão esquentou ainda mais depois que Eduardo Paes chamou os cariocas de “porcos”, quanto tratava dos banhistas que poluem as areias das praias, e ameaçou suspender por um dia inteiro o trabalho da Comlurb na Avenida Rio Branco e na orla carioca. O puxão de orelhas provocou reação imediata no fórum de debates da campanha “Nós e Você. Já São Dois Gritando” , que elegeu a limpeza urbana como tema de debates da semana, e teve em muitos de seus participantes ativos advogados de defesa do asseio da população.

Além de discordarem do prefeito, diversos leitores enviaram imagens do seu descontentamento com os serviços de limpeza urbana. As fotos mostram flagrantes de lixo nas ruas feitos pelos internautas – e enviados ao Eu-Repórter , seção de jornalismo partipativo do site do GLOBO. Alguns são exemplos de que nem sempre é só da população a culpa pela sujeira. O sistema de coleta em locais de grande movimento pode estar falhando também. A principal queixa é contra as lixeiras da cidade.

“A Comlurb não ajuda quem quer jogar o lixo no lugar certo. Essas papeleiras têm capacidade mínima e uma abertura minúscula. O que estão esperando para substituí-las?”, escreveu o empresário Roberto Motta, diretor da Associação de Moradores de Ipanema, ao enviar suas fotos. O empresário reconhece a falta de consciência ambiental de uma parcela significativa dos moradores da cidade, mas também reclama da eficácia dos recipientes instalados nos postes para comportar o lixo.

Outros leitores criticaram a ameaça do prefeito de tirar garis das ruas do Rio. “Retirar os garis com o pretexto de educar a população é um desrespeito com quem não joga lixo na rua. É muita cobrança para pouca realização”, considera o internauta Ricardo de Magalhães, que registrou sua queixa no fórum da campanha “Dois Gritando”. “O governo deveria usar os meios de comunicação para educar a população sobre a questão em vez de aplicar castigo”, protestou a leitora Carla Beatriz Barreto Nossar.

Outra fonte de indignação é a fiscalização (ou falta de) sobre a panfletagem irregular nas ruas, responsável por grande parte da imundície registrada no Centro, Catete e Tijuca. “Na Praça Saens Peña é enorme a quantidade de jovens distribuindo papéis. Quem pega, joga o anúncio fora dois passos adiante. A prefeitura tem conhecimento da situação e não faz nada. E agora o prefeito vem a público dizer que só a população é que é porca”, desabafa o leitor Rodolpho Evaristo de Oliveira Neto.

Reforçando a polêmica declaração de Paes, a Comlurb também responsabiliza quem emporcalha a cidade pelo excesso de lixo lançado nas ruas.

– Hoje existem mais de 120 mil papeleiras na cidade, sem contar com os 165 mil contêineres espalhados na orla e nas comunidades onde não chegam os caminhões compactadores. Se calhar de não haver uma lixeira por perto, o certo é guardar o que será descartado até encontrar um lugar próprio. Esse é um valor que deveria ser repassado em todos os lares – considera a presidente da Comlurb, Angela Fonti. 

Veja a reportagem completa em:
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/12/03/nao-somos-todos-porcalhoes-915039790.asp

Anúncios

7 Responses to Cariocas rejeitam título de ‘porco’ dado por Paes

  1. Roberta disse:

    Odorei seu Blog, não fique tanto tempo sem escrever. Fora prefeito “PINOQUIO” !!! Esse baba-ovo do CABRAL. Fora. Escreva mais. Beijocas.

  2. João H. Larizzatti disse:

    Discordo da maneira com que o prefeito se expressa, ofendendo as pessoas. Porém, a cidade mais limpa não é aquela que mais se varre, e sim aquela que menos se suja. Como cidadãos, temos que cuidar do que é nosso. Infelizmente muitos dos moradores da cidade jogam lixo no chão, mesmo estando próximos a lixeiras. Todos os dias vemos isso acontecer.

  3. bobo da CORTE disse:

    Olha,ccomo carioca,vivendo aqui,por mais de 65 anos,quero dizer ao Sr. Eduardo Paes,que porco é a pqp,vc tem o dever de respeitar as pessoas seu imbecil,vc esta aí,por conta do povo que lhe colocou aí(Aqueles que vc idiota,chama de porco).Vc tem é que cumprir o que prometeu em campanha e não ficar ofendendo a uma cidade que dá mordomias pra vc e sua família,se quer respeito,tem que fazer o mesmo,mne arrependo de ter votado em vc.Minha mãe que esta com 86 anos não é porca,se a sua é; é seu problema infeliz e irresponsavel.Todo o carioca esta enojado dessa qualidade de político,ou aventureiro( Em época de eleiçãO são uns santos,depois de eleitos,são isso que esta no Jornal O globo).Lamentavel aob todos os aspectos essa colocação de um prefeito.

  4. Wesley disse:

    Mais um prefeito que quando abre a boca fala M**** !!!

    Baba ovo de Cabral !!!

  5. Bruno disse:

    Vamos parar de hipocrisia, não só o povo carioca, mas também o paulista e muitos outros, vocês acham mesmo que são tão educados assim? Que não sujam as praias, rua, matas? Gente antes de resmungar por ele ter nos chamado de porco, pare e olha em sua volta e observe se vc não vai ver pelo menos uma pessoa jogando algo pela janela do carro, indo embora da praia e deixando latinhas, sacos plásticos, côcos na areia, já é hábito, e infelizmente ele ta certo, o povo carioca precisa ser reeducado!

  6. sheila mercedes disse:

    concordo plenamente com o prefeito, a população tem que aprender a não jogar papel, latinhas,e outros na rua, sofas em rios e etc.A sujeira da rua não é culpa do prefeito e sim do povo.

  7. […] somando dois DOIS imbecis tocando música alta num mesmo espaço e francamente, vocês acham que o carioca não é um povo porco? “Eu […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: