Choque de Ordem contra as bicicletas

Nesta última segunda-feira, a apreensão de bicicletas de cidadãos cariocas mostrou mais uma vez a falta de bom-senso e a agressividade da atual prefeitura do Rio de Janeiro contra sua população.

Fiscais da prefeitura e guardas municipais, sob a operação Choque de Ordem, cortaram correntes de bicicletas presas a postes no Catete e Flamengo e as recolheram para um depósito da Comlurb.

De acordo com a Subprefeitura da Zona Sul, é proibido prender bicicletas em postes e obstruir a calçada.

Em grandes cidades do mundo, as bicicletas são vistas como solução para o trânsito caótico que se forma com o aumento populacional e a melhoria do nível de renda, que possibilita cada vez mais pessoas a adquirirem automóveis. Além disso, é uma solução saudável e ambientalmente correta, pois é um veículo não poluente e estimula o exercício físico.

No Rio, a prefeitura anterior construiu ciclovias pela cidade, mas existem poucos pontos onde se pode estacionar as bicicletas. Segundo a ONG Associação de Transporte Ativo, existem somente cerca de 3.600 vagas para um total de quatro milhões de bicicletas que circulam pelo Rio.

Choque de Ordem retira bicicletas no Rio

Choque de Ordem retira bicicletas no Rio - Jornal O Globo

Abaixo, frases de protestos de leitores do jornal O Globo, em artigos que listamos logo abaixo:

“O Rio tem tantos problemas mais importantes para serem resolvidos!”

“O uso da bicicleta é para ser incentivado e não reprimido!”

“Agora, se não bastassem as poucas ciclovias, o risco de serem roubados ou furtados devido à ausência de policiamento, a prefeitura resolve aparecer.”

“Ao invés de propiciar uma estrutura, as medidas são sempre as mesmas, punição!”

“Onde ele [Eduardo Paes] quer que as pessoas que resolveram arriscar suas vidas utilizando o único meio de transporte que não agride o meio ambiente parem suas bicicletas?”

“Será que o prefeito quer mais carros e motos nas ruas?”

“Qual deveria ser a prioridade do prefeito? Quebrar correntes de bicicletas ou replanejar o sistema de transportes carioca?”


Veja os artigos de leitores de O Globo protestanto contra a apreensão de bicicletas:

Veja as matérias do jornal O Globo:

Anúncios

55 Responses to Choque de Ordem contra as bicicletas

  1. victorsxavier disse:

    É … esse nosso rio é 8 ou 80 meu amigo…

    ou sentimos a falta do poder público, ou o excesso…

    será que tem jeito ?

    eu mesmo já cansei de prender minha bicicleta assim em Copa onde minha namorada mora.. o que eu teria que fazer? buscar no depósito?

    absurdo!

    abs

  2. Joana das Couves disse:

    Na verdade não trata-se de uma comentário acerca do post acima.
    Gostaria apenas de informá-los quanto ao funcionário fantasma existente na Riofilme.
    A pessoa (Pablo)foi nomeada como Assessor da Presidência, nunca deu as caras na empresa, e ainda por cima recebe uma gratificação de 2 mil reais por serviços prestados (a quem ora bolas!?).
    Consta que é o namorado da nossa secretária de cultura.
    Pode isso?

  3. victorsxavier disse:

    haha bem vinda das couves.. esse eh o nosso rio… e nosso brasil neh… todos entando ganhar algo em cima de alguem… um comendo o outro… eh fodz…

    http://rio24horas.wordpress.com/

  4. O prefeito Eduardo Paes, mais parece um síndico de condomínio. Em vez de administrar as coisas sérias da cidade, como saúde, educação, cultura, finanças,urbanismo, trãnsito e tantas outras ações importantes, fica brincando de síndico. Sua preocupação está mais voltada para faxinas, camelos, bicicletários e derrubada de casas de pobres. Já se passaram tres meses. É hora de começar administrar.
    Fico imaginando como será daqui a tres anos.
    Nicéas romeo Zanchett

  5. Ronaldo'Buda disse:

    vou comprar uma bike ( há 28 anos não tenho uma bike), para estacionar em postes…não como o que está nesta postagem, mas como este no link abaixo :

    http://picasaweb.google.com/lh/photo/CdjPF78rnrZl38TZbul2Dg?feat=directlink

    ps.: solicito autorização para citar postagens do RioPraNãoChorar num de meus blogues – no qual já existe um link para este, http://alteregovirtual.wordpress.com/ > – um blog de um taxista, sem fins lucrativos.

    Nota : se formos irônicos, eles serão!

    Parabéns a equipe. Não parem!

  6. O HOMEM E O MACHADO – Fábula de ESOPO- Fabulista grego do século V a.C. – Sobre o falso amigo.
    Um homem certa vez mandou forjar um machado e foi à floresta pedir às árvores que lhe fornecessem um cabo. As árvores decidiram que a oliveira deveria fornecer-lhe um bom cabo; o homem pegou-o, colocou no machado e começou a derrubar as árvores e cortar seus galhos.
    Disse o carvalho às outras árvores: – Bem feito para nós. Somos culpados de nosso infortúnio porque ajudamos nosso inimigo a arranjar o cabo. Somos a causa da nossa própria ruina.
    .
    Moral da história: Aquele que ajuda seu inimigo causa infortúnio a si próprio, e é por isso que todos pesam cautelosamente o que fazer quando um inimigo pede conselhor ou ajuda. Muitas vezes os inimigos fingem ser amigos.
    Aconteceu aqui……….Cariocas votaram erado….
    Estamos todos sob choque…..
    Nicéas Romeo Zanchett – artista plástico
    http://oriodejaneiroecesarmaia.spaceblog.com.br

  7. Elis Neyla disse:

    Olá sou sobrinha de Francisco das Chagas Chaves Farias um dos proprietários do bar bar espelunga que foi demolido em marçio por uma ordem da prefeitura e que veio a falecer agora dia 24 de maio.Por culpa dessa demolição ele sofreo umavc e dai então vieram varios outros problemas que o levaram a morte. Deixando muita dor e saudade para sua familia e amigos. Será que essa prefeitura e suas ordens tem o direito de tirar vidas, se´ra que já não basta os bandidos que já tem?

  8. marcus disse:

    esse eduardo paes é um grandissíssimo de um VIADO!!!!

  9. marcus disse:

    um VIADO que não sabe andar de bicicleta!!!!

  10. nadia disse:

    olá,
    semana passada fui a casa e video de ipanema e deixei duas bicicletas amarradas em um poste(em uma calçada larga, sem garagem perto!). quando voltei as duas tinham sumido.
    não sei até agora se me roubaram ou se a prefeitura confiscou as bicicletas.
    no caso da segunda opção, alguem sabe onde posso recupera-las?
    obrigada

  11. leonardo disse:

    Tambem fiquei na mesma situacao da Nadia. Deixei minha bike e a de um colega presas num coqueiro (o bicicletario ao lado estava lotado) em ipanema num domingo de praia lotada. Qdo voltei a tranca tava cortada no chao e as duas bikes se foram. Vi a reportagem hoje e nao sei se foram roubadas ou confiscadas.
    Qual seria o deposito da Comlurb que a prefeitura usa para as apreensoes feitas??

  12. Elza disse:

    Quer dizer q quem está por trás do roubo da minha biciucleta,na última sexta feira,quando fui atender um paciente,de emergência no consultório,durante o feriado de S.Jorge,quando a rua estava totalmente vazia,é a própria prefeitura do Rio? Que deveria estar cuidando da minha segurança? Que deveria estar orgulhosa e insentivando os ciclista,com seus veículos ecologicamente corretos,e que NÃO obstruem cal,adas alguma? Mas realmente…fica difícl!!!!
    Depois dessa Sr Prefeito,sóeleição,só p/ síndico e no próprio prédio.Gostaria de ouvir a sua opinião pessoal,se possível no Jornal Nacional,pois essa é uma notícia para todo o país.Que vergonha.Como se não bastasse o Rio ser conhecido pela violência….Agora o exemplo vem de cima.

  13. Zé das Couves disse:

    O prefeito Eduardo Paes é uma besta. E por ser inrustido, não é feliz. E não quer ninguém feliz.

  14. elaine disse:

    acho que ele não assistiu as bicicletas de belleville…

  15. Thiago disse:

    Os governantes são uns FDP que só prejudica o cidadão

  16. Tiago Ritter disse:

    Eu não sei nada sobre planejamento e política. Eu sei que cada local tem diferentes características, espaços disponíveis, etc.
    Porém, acho que poderíamos seguir o exemplo de algumas cidades, por exemplo, as holandesas, que fizeram da bicicleta uma característica local. Vai lá prefeito, dê uma olhada, o bicicletário é legal! Pode até cobrar estacionamento para armazenar as “bikes” (mesmo eu achando errado).
    Apostar um pouco mais no transporte de massa, como alguns outros bons países fazem, metrô de superfície, dentre outros. Não fazer apenas uma linha e pensar que está solucionando, vamos sentar, estudar e planejar uma malha.
    A população sempre irá crescer, e se estipularmos um futuro com essa quantidade de ônibus e carros, meu patrão não ficará nem um pouco satisfeito com o minha desenvoltura no trabalho, pois levarei 6 horas para chegar, 8 horas para trabalhar, 1 hora para almoçar, 6 horas para voltar para casa, 1 hora para tomar banho e comer algo, 15 min para dar aquele beijo na patroa e aquele abraço nas crianças, e para dormir…? Faça suas contas…

    Queria que o prefeito refletisse, olhasse a fundo essa problemática e visse a tempo… Exemplo ruim de mau planejamento não falta.

    Eu preferia 300 bicicletas engavetadas ao invés da mesma quantidade de carros. O trânsito seria liberado bem mais rápido. E o número de vitimas… Acho que seria bem menor.

    E o nosso céu também será cinza? Não gosto nada daquela cor, prefiro o azul.

    Ah! E se o Sr. não sabe como andar de bicicleta… Eu te empresto
    uma e te ensino a andar!

  17. Humberto disse:

    Para retirar do depósito… O problema vai ser comprovar que a bicicleta realmente é de sua propriedade, já que não possuem documentação como os automóveis. Teremos que apresentar a nota fiscal? Não tem como! Possuo bicicletas com mais de 10 anos, sendo que a nota fiscal a traça já até comeu toda. Hehehe!!!

  18. kisy disse:

    muito triste ler isso , so mostra como o nosso querido Brasil ainda tem muito que aprender … eu moro em são Francisco na California onde todos fazem tudo de bicicleta, vc entra no metrô , nos ônibus , atravessa a ponte tudo de bicileta e todas as leis de trânsito favorecem o ciclista , inclusive dentro das escolas tem um lugar próprio para estacionar bicicletas … bora meu Brasil !!!!!

  19. Mariana Vergueiro disse:

    ” é proibido prender bicicletas em postes e obstruir a calçada.” Olha, todos os dias eu vejo motos paradas na calçada (nada que me incomode) e ninguém faz absolutamente NADA pra mudar isso. O que estão fazendo é um desestímulo à uma cidade mais verde e mais saudável. Eu acho que essa prefeitura, incluindo o safado do Eduardo Paes, deveriam tomar vergonha nessa cara suja e fazer algo que realmente preste pra nossa cidade ao invés de ficar roubando (sim, roubando, porque as bicicletas são confiscadas sem nenhum aviso prévio) bicicleta de gente honesta.

  20. Aline Miranda disse:

    O problema tem que ser resolvido na raiz.
    ao invés de bolsa prouni, fornecer boa educação básica.
    o mesmo para cotas.
    ao invés detantos internos na febem, proporcionar que as crianças possam ser crianças.
    fornecer estacionamentos para as bicicletas, melhorar ciclovia, e não punir.

    prevenção para mim é sempre melhor que punição.

  21. Luana Mello disse:

    VAMOS FAZER ALGO A RESPEITO ! A BICICLETA DEVERIA SER O PRIMEIRO MEIO DE TRANSPORTE INDICADO E ESTIMULADO !
    Sou obrigada a pegar onibus para a faculdade porque não tem uma ciclovia que me leve até a zona norte.
    Agora me vem com essa palhaçada ?
    Se construíssem mais bicicletários e depois fizessem isso com aviso prévio, assim como fizeram com a faixa exclusiva para onibus, até daria para entender… mas assim do nada ? Cade nosso direitos e não sermos gordos preguiçoso ? Cade nosso direito de não compactuar em parte, com a poluição do meio ambiente? Cade nosso direito de proteger nosso tão amado e tão mal comandado, Rio de Janeiro ?
    Vamos paras as ruas ! Vamos fazer algo ! Comentar aqui apenas, não ajudará em nada! Vamos levar esse cara de pau para o jornal, vamos obriga-lo a mudar essa ordem ! Já não basta me impedir de jogar altinha na praia, agora além de me preocupar com pibvetes, tenho que ficar de olho nos bandidos de que vestem azul !
    VAMOS FAZER ALGO. A população calou Sergio Cabral em defesa dos bombeiros ! VAMOS CALAR O EDUARDO PAES EM NOSSA DEFESA, DA SAÚDE HUMANA E SAÚDE AMBIENTAL ! VAMOS PARA AS RUAS ! E ÁI DE QUEM ENCOSTAR NA MINHA BICICLETA!

  22. Patricia Cristina L. da costa disse:

    UM ABSURDO ISSO!!!MORO EM JACAREPAGUÁ E AS CICLOVIAS SÃO TOMADAS POR CARROS SEM NENHUMA PROVIDÊNCIA DA PREFEITURA,NA GARDÊNIA AZUL ENTÃO,ELES ESTACIONAM NA CICLOVIA NA MAIOR CARA DE PAU!

  23. Victor disse:

    NÅO MORO NO RIO, MAS SUGIRO QUE SE FAÇA UM PROTESTO , TODOS DE BICICLETA…. JUNTEM BASTANTE GENTE E MOSTREM QUE O INTERESSE DO POVO EH OUTRO

  24. Thiago disse:

    Antes tínhamos de ficar preocupados com ladrões, que andavam com ferramentas para abrir as trancas de bicicleta. Agora temos que ficar de olho nos homens com permissão e uma ferramenta, pra tirar uma BICICLETA de circulação. [….]

  25. Stol disse:

    Quem votou nele que curta agora.
    Quando os justos se engrandecem, o povo se alegra, mas quando o ímpio domina, o povo geme.
    Provérbios 29.2.
    Ando de bicicleta para vários locais, terei que ficar esperto agora.
    Paz.

  26. Luana Mello disse:

    https://www.facebook.com/event.php?eid=287943461221971

    Para quem tem facebook, já estão organizando dois protestos, um no dia 22 e outro no dia 29 !!!

    Façam a parte de vocês, comentar só, não ajuda! 😀
    VAMOS UNIR NOSSAS FORÇAS, JÁ MOSTRAMOS DO QUE SOMOS CAPAZES !

  27. Romário Freire disse:

    Calma pessoal, isso é de 2009…

  28. Luana Mello disse:

    O protesto é essa semana, isso que importa!

  29. Flávio disse:

    Eduardo Paes tem espírito de miséria. Pensa tão pequeno! É o mesmo espírito do César Maia. Ele não aprendeu ainda a “prefeitar”, uma “figura” dessa não poderia ser nem síndico de prédio de quinta! (pronto, falei!!!)

  30. ao invés de asegurar que a bicicleta não seja roubada agem como os ladroes assustando a população com punições desnecessárias

  31. Paulo Queiroz disse:

    Por quê não vão pôr ordem em locais onde a desordem impera? No Rio Comprido, por exemplo, tem Kombi clandestina fazendo transporte, van que faz ponto final em ponto de ônibus… A Prefeitura age?

  32. Anônimo disse:

    Leiam simplesmente essa contradição da Sra. PCRJ:
    http://www.rio.rj.gov.br/web/smac/exibeconteudo?article-id=756384

  33. Alarcão disse:

    A bicicleta é uma das invenções mais incríveis da humanidade. Em muitas cidades como Amsterdam, elas têm uma posição de destaque no transporte dos cidadãos. Criam-se então ciclovias, mobiliário urbano para que elas possam ser adequadamente estacionadas, enfim, são respeitadas e celebradas como um veículo útil e também de lazer e de saúde.

    Quem assina esta ordem de sequestro das inocentes bicicletas, elas as vê como um obstáculo na paisagem. Com certeza não devem subir nas suas magrelas e sentir o vento no rosto há anos.

    Onde deixar nossas bicicletas estacionadas, se não existem bicicltários? Presas a um poste, claro.

    Que país atrasado. Que mentalidade atrasada. Que politiquinhos de merda e sem a menor noção da extensão negativa de suas ações. São eles que deveriam ser amarrados num poste, ganhar uns tapas na cara de mão aberta e depois abandonados em um depósito da Comlurb para enferrujar de vez suas idéias tacanhas.

  34. clarisse disse:

    Eu Moro em Montreal e vou todos os Dias de bicicleta pro trabalho. Aqui nós somos incentivados a usar a bicicleta. Isso aí pra mim é roubo. Como assim cortar as correntes? Se não quer bicicletas estacionadas em determinado lugar coloque placas, eduque. Sinceramente uma Vergonha!

  35. Como usuário diário da bicicleta, estou pasmo e indignado. Uma das vantagens que sempre tiro por fazer tudo de bicicleta é justamente a flexibilidade de se poder “estacionar” em, basicamente, qualquer lugar.

    O título dessa matéria não deveria ser “Que ordem é essa?”, mas sim “Que po##@ é essa?”.O título dessa matéria não deveria ser “Que ordem é essa?”, mas sim “Que po##@ é essa?”.

  36. thiago disse:

    e depois dizem que o brasil ta evoluindo , ta melhorando !

  37. monica disse:

    Contando , ninguém acredita. Ao invés de proporcionar a estrutura para depois coibir, o i&%* manda roubar. Sim, isto é roubo!!!! Nao tem explicaçao. Coisa de lavadeira….Brasil colonia de mais baixo nível.

  38. monika disse:

    P.Q.P. – QUE VERGONHA!

  39. Não vão fazer nada contra esse monte de motos que sai buzinando as 18hs por dentro de tuneis e em grandes avenidas e ruas ????

  40. romario disse:

    É um absurdo essa ação da subprefeitura. Se não pode prender a bicicleta no poste? Por que não constroem os aparatos adequados? Parece coisa de jeca, gente burra, autoridade incompetente, arbitrária, ignorante enão sei mais o quê de tão estúpida.

  41. Cláudio disse:

    Por qual razão, nós moradores da praia de Botafogo, temos que suportar tantos eventos barulhentos, como o que acontece, até agora 02:15h, iniciado ontem, na quarta por volta das 20:00h? Por qual razão nossos filhos que acordam às 05:30 para poderem sair para a escola e nós adultos,tão cedo também, para o trabalho; temos que penar com isso?

  42. Tati Casuz disse:

    Bicleta não pode, mas carro pode, né?! Quero ver fazer choque de ordem na esquina da rua Uruguai com Barão de Mesquita, na Tijuca. Toda noite a esquina fica lotada de carros, assim como nos fins de semana. Fica impossível andar e um cadeirante teria que passar pelo asfalto, correndo o risco de ser atropelado. Srs. Choques de ordem, garanto que bicicleta é bem menos obstrutivo que carros!

  43. Foliver disse:

    Ai “prayboy” ….continua votando nestes filha da putas….perdeu!

  44. eduardo bordallo disse:

    Enquanto isso, a população fica refém dos flanelinhas, que atuam na frente dos guardas municipais estimulando o estacionamento irregular dos carros, o que gera recurso para a indústria da multa e do reboque(que é terceirizado), ou seja , uma completa inversão de valores.
    Sr. Prefeito, crie mais lugares prá se estacionar as bicicletas, e tb dê treinamento e civilidade aos seus subordinados, afinal é a população que eles destratam é quem paga os seus salários!

  45. Uma palavra: Ridículo!!!

  46. Henrique Spall disse:

    Mas volta pro buraco q veio a pessoa que decidiu fazer isso! Bando de gente Ignorante nesse paíss! nao tem o que fazer! tira a bunda da cadeira e faz algo de verdade! políticos de merda!

  47. Ricardo Torres de Oliveira disse:

    Isso mostra a mentalidade do sr prefeito. Resolveu o seu problema (dele) e não o da população, muito menos o do meio ambiênte. Ele precisa aprender o que é bicicleta como meio de transporte e não meninas “douradas” e saradões passeando nas pseudo ciclovias. Aprenda um pouco com a Colombia (é perto), ou se quiser ser um prefeito de verdade para o povo, melhor fazer uma consultoria na França, Espanha, Bégica, Holanda…
    Ainda é tempo de levar a sério e adequar a cidade para receber a bicicleta como transporte. (uma mudança de ponto de vista).
    Ricardo Torres de Oliveira – Autor do Livro Ciclismo (Sprint)
    Uops… Obrigado prefeito pelo Mérito Pan Americano que me foi concedido por trabalhos desenvolvidos na Natação e ciclismo.

  48. Marcelo disse:

    GALERA, acho que o problema ja foi resolvido faz tempo pela prefeitura, essa noticia ta parecendo algo requentado sabe la com que objetivos as portas de um ano eleitoral

    http://www.bluebus.com.br/show/1/106336/no_rio_bicicleta_j_pode_estacionar_prefeito_liberou_uso_d_correntes_em_postes_e_grades

  49. Murilo disse:

    os governantes deveriam aprender um pouco com Platão……. deveriam servir ao povo…… não sacanear o povo…….. deviam pensar naquilo que a cidade quer e não no que eles e seus comparsas querem…….. seja no Rio seja em Brasília, seja onde for……. um dia qquer desses alguém vai levantar de manhã e resolver dar um basta em toda essa podridão…… e aqueles que sobrarem e seus filhos e netos vão entender o que realmente é o Brasil de hj…….. que pena !!!

  50. Solange Borges disse:

    Quando teremos numa cidade que poderia ser modelo do turismo mundial, pessoas capacitadas para agir com bom senso?
    É um espanto a falta de discernimento e educação das autoridades!

  51. Willian Cruz disse:

    Gente, essa notícia É DE DOIS MIL E NOVE!

    Esse problema já foi resolvido por Lei Municipal, desde setembro de 2011:
    http://vadebike.org/2011/09/bicicleta-no-poste-direito-garantido-por-lei-no-rio/

  52. […] realmente aconteceu. A foto que está sendo espalhada é real. Mas é de uma matéria de 2009! E quem acompanha o Vá de Bike talvez se lembre que o problema foi resolvido em setembro de 2011, […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: