Denúncia: Especulação Imobiliária na Barra

Denúncia grave realizada pelo ex-blog do ex-Prefeito Cesar Maia de 17/03/2009

ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA: SOCORRO! É UM ESCÂNDALO DE ENORMES PROPORÇÕES!

  1. O Globo de hoje informa que a prefeitura vai aplicar a lei aprovada pela câmara municipal em dezembro de 2005 e vetada pelo prefeito anterior, relativa ao PEU (Plano de Estruturação Urbana) de Vargem Grande (Vargens). Essa lei aumenta os gabaritos em áreas contíguas ao Recreio dos Bandeirantes e de expansão da Barra da Tijuca, que são de enorme valor potencial. E, estarreçam-se, não cobra um tostão de mais valia pelo uso do solo. Os gabaritos subirão mais de 20 andares e não vão pagar nada por isso também.
  2. Essa lei cria na região o direito de protocolo, dando aos empresários que entrarem com o pedido, hoje, de construção, o direito de construir pelas regras de hoje em qualquer prazo. E legaliza as invasões em áreas de preservação ambiental, como beira de rios e lagoas.
  3. Se for confirmado, trata-se de um escândalo como nunca ocorreu antes no mercado imobiliário do Rio. Este Ex-Blog vinha chamando a atenção, durante todo o ano de 2008, da natureza especulativa que vinha se desenhando pelo Estado e agora, societariamente, pela prefeitura.
  4. Espera-se que o MP sustente na justiça o litígio estabelecido pela prefeitura, quando esta defendia a cidade contra a voracidade da maior das desordens urbanas: a desordem na ocupação do solo nas áreas mais valorizadas.

 

Segue trecho da matéria de O Globo de hoje:

“O motivo do PEU ainda não ter sido aplicado foi uma emenda apresentada pelos vereadores que legalizaria pelo menos 221 construídos sem licença da Secretaria de Urbanismo. O ex-prefeito Cesar Maia discordou e entrou na justiça. (…) Pela emenda suspensa pela justiça, bastava os responsáveis pelos condomínios comprovarem que deram entrada num pedido de licença na prefeitura – mesmo que os projetos não atendessem a qualquer norma para serem legalizados.  A anistia automática é considerada absurda por especialistas, já que há casos de condomínios que ameaçam invadir o Parque Estadual da Pedra Branca ou não têm redes de água e esgoto.”

Leia aqui a matéria completa no jornal O Globo impresso nesta terça-feira, 17/03.

Anúncios

One Response to Denúncia: Especulação Imobiliária na Barra

  1. Andréa Redondo disse:

    Envio link de análise que fiz sobre o PLC do PEU Vargens, publicado no Portal Vitruvius. Um abraço,
    Andréa
    http://www.vitruvius.com.br/minhacidade/mc284/mc284.asp

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: