Invasão de Calçada: Só “Amigos” Podem

Com dizeres como “o que atrapalha é a violência, não o Espelunca”, “Chiquinho, estamos com você”, “breve aqui: moradia de mendigos” e “Gávea na luta pela justiça”, moradores da Gávea e frequentadores protestaram com cartazes na parede que restou do bar Espelunca Chic, após a sua demolição na última sexta-feira. Um abaixo-assinado pela reconstrução do bar, organizado pela direção do Espelunca Chic, já conseguiu mais de 700 assinaturas em um só dia e deverá ser entregue à prefeitura e à justiça quando atingir 5.000 assinaturas.

Protestos no Espelunca Chic
Protestos no Espelunca Chic da Gávea recém-demolido

A demolição, comandada pelo secretário da Ordem Pública Rodrigo Bethlem, foi realizada pela prefeitura no meio da manhã, causando um nó no trânsito do bairro. Especialistas afirmam que a prefeitura poderia simplesmente ter suspendido o alvará do bar para forçar sua saída lo do local e, assim, realizar a demolição em um horário mais adequado. A truculência da demolição do bar sem aviso prévio, com todo seu equipamento dentro, deverá gerar ônus aos cofres públicos no futuro com ações indenizatórias na justiça.

Ao mesmo tempo, o secretário especial de Turismo escolhido por Paes, Antonio Pedro Viegas Figueira de Mello, é um dos sócios do Botequim informal. O bar possui duas filiais em Copacabana na mesma situação irregular que o Espelunca Chic da Gávea estava, invandindo ilegalmente a calçada com uma varanda. Uma das filiais problemáticas fica na esquina da Rua República do Peru com a Av. Nossa Senhora de Copacabana (n. 434) e a outra fica na Rua Domingos Ferreira, 215.

Invasão da calçada pelo bar do Secretário de Turismo

Invasão da calçada pelo bar do Secretário de Turismo

Será que a desordem e ilegalidade só são permitidas a agentes da prefeitura? Alguém acredita que Rodrigo Bethlem irá com uma retroescavadeira demolir o estabelecimento de seu amigo de longa data?

Veja em http://fotolog.terra.com.br/duram:18, a denúncia da invasão da calçada do Botequim Informal de Copacabana na esquina da República do Peru (de onde a foto acima foi reproduzida). A prefeitura, em 2007, chegou a lacrar o “puxadinho”, mas o lacre foi quebrado e logo voltou a funcionar.

Veja Antonio Pedro como sócio do Botequim Informal:
http://veja.abril.com.br/vejarj/021105/negocios.html
http://veja.abril.com.br/vejarj/230205/cidade.html

Veja mais sobre os protestos contra a demolição do Espelunca Chic em:
http://www.sidneyrezende.com/noticia/32388+gavea+protesta+contra+demolicao+do+bar+espelunca+chic

Anúncios

4 Responses to Invasão de Calçada: Só “Amigos” Podem

  1. FIONNA disse:

    Não sei se choro ou me rasgo toda num acesso de loucura!

  2. Carlos Santana disse:

    Lamentável! Quero ver alguém tirar aquela zona que está no inicio da Barra do lado dos prédios residências que pagam um IPTU bem alto. A música alta dos restaurantes entre na madrugada e nada é feito! a policia já foi chamada , quando chega entre no restaurante e sai (provavelmente com algum $) sem nada fazer. Cadê a ordem?! Isso sim que é grave!

  3. RAFAEL GARDEL disse:

    vejam o que a globo disse a respeito …. nem comentaram o fato de estar ocupando uma parte da calçada ….

    http://oglobo.globo.com/blogs/maonaroda/post.asp?cod_Post=79755&a=319

  4. Elis Neyla disse:

    pra punir o espelunca teria que punir primeiro as coisas erradas que os poderosos fazem, pois o espelunca chic so dava momento de prazer as pessoas que gostam de viver bem. onde devido essa ação o gerente e socio sofreu um avc e esquemia celebral e veio falecer, deixando pai, mãe irmão filhas esposa , filhas que eram dependente dele , que dependiam totalmente dele . Isso e que esta errado isso que e grave , isso que e crime.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: