A “Ordem” contra os Cidadãos

Atualizado às 12:30 PM.

A prefeitura do Rio gera desordem ao tentar mostrar para o cidadão que estaria gerando ordem.

Na manhã desta quarta-feira, toda a parte da frente do Botequim Espelunca Chic da Gávea, na Rua Marquês de São Vicente, foi demolida por ordem da secretaria da Ordem Pública, causando um enorme engarrafamento.

Já havia uma ação de demolição pelo Ministério Público desde 2002 contra o bar que havia no local na época, e a ordem de demolição saiu em 2008. O Espelunca Chic só passou a existir no local a partir de 2005, e a construção já foi comprada com a extensão irregular. Apesar disso, o bar foi multado em quase dois milhões de reais.

Nossos colaboradores conversaram com pedestres que passavam pelo local, diversos deles moradores do bairro. O sentimento geral é de irritação com a prefeitura, pelo horário escolhido para fazer a demolição, o que gerou um caos desnecessário no trânsito. Alguns moradores estavam aborrecidos pela destruição de um bar que é querido no local. Um morador chegou a ser preso ao chamar de “palhaçada” a ação da prefeitura, quando foi impedido por um truculento guarda municipal de passar com seu cachorro pelo local.

As “ações de ordem” pela cidade parecem buscar, na verdade, mera visibilidade. Parece não existir outro objetivo prático além de mostrar serviço a todo custo. E assim, na verdade, acabam indo contra a própria população.

Anúncios

4 Responses to A “Ordem” contra os Cidadãos

  1. Ronaldo'Buda disse:

    A falta de infraestrutura para ações como esta de demolição de uma fachada, que geram transtorno aos cidadãos, pedestres ou usuários motorizados, que circulavam pelo local, em horário notadamente inadequado, não me permite outra observação que não seja a de caracterizar esta ação de ‘ordem’ como uma ação de ‘fachada’.

  2. Andre Gustavo Milward disse:

    Mais uma vez o Ilustre prefeito marionete, ao invés de promover ordem e integração, opta pela bagunça e caops hurbano … Está difícil acertar a mão. E viva o choque da desordem e da confusão. Começoui “perdido” e segue se perdendo mais a cada dia …

  3. Andre Gustavo Milward disse:

    Corrigindo… : … Caos urbano … Começou … grato AG

  4. Jorge Felippe disse:

    Caros blogueiros,
    Tenho somente 17 anos, mas conheço alguma coisa do Rio, do carioca e da Prefeitura. Assim sendo, me sinto seguro ao dizer encarecidamente que, ao invés de somente criticar, vocês poderiam dar um exemplo de cidadania e inteligência e criar uma alternativa viável ao Choque de Ordem da SEOP. A idéia conceitual é exatamente dar visibilidade à fiscalização de pequenos delitos, a fim de terminar com o clima de ‘oba-oba’ carioca, que nos faz perder investimentos, turistas e cria tantos outros problemas que já conhecemos.

    Se todos cumprissem seus respectivos deveres, tal choque não seria necessário. Esse estresse é resultado de anos de negligência municipal. Não reclamem quando, FINALMENTE, alguém tenta mudar tal paradigma de abandono, descaso e impunibilidade
    Temos a oportunidade de mudar, a longo prazo, o Rio. Essas operações são o estopim para uma mudança ideológica no carioca.
    Vai valer a pena, acreditem.
    Grande abraço,
    Jorge Felippe B.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: