Caos no Trânsito do Humaitá

O primeiro dia da nova faixa reversível do Humaitá foi de caos no trânsito para quem vem do Jardim Botânico no sentido de Botafogo na hora do rush, em um trecho onde antes não havia problema: na própria Rua Humaitá. Além disso, houve um atropelamento, aparentemente causado pela má sinalização para os pedestres. 

Primeiro dia da nova faixa reversível no Humaitá

Primeiro dia da nova faixa reversível no Humaitá

A faixa reversível da rua Humaitá funcionará nos dias úteis entre 17h e 20h da seguinte forma: a pista interna que começa no Largo dos Leões próxima à Cobal, na altura da Rua Cesário Alvim, terá seu sentido invertido até a altura da Rua Miguel Pereira, aumentando para quatro faixas a pista no sentido Botafogo-Jardim Botânico. O sentido contrário do tráfego, em direção à Rua Voluntários da Pátria, ficou com somente duas faixas, além da Rua Visconde Silva mais adiante.

Nossos colaboradores foram ao local verificar. Neste primeiro dia, se formou um intenso congestionamento na Rua Humaitá sentido Botafogo e o efeito benéfico pretendido pela prefeitura na Rua Voluntários da Pátria, por enquano, foi irrisório. A CET-Rio se equivoca ao ignorar que a Rua Visconde Silva desemboca na Rua Pinheiro Guimarães, outra rua que sofre de congestionamentos na hora do rush, devido à saída do Túnel Velho de Copacabana em direção à Rua Mena Barreto, via Rua São João Batista. Como efeito, todo o trânsito da Rua Humaitá naquele sentido fica compromentido.

Trânsito intenso no Humaitá causado pela nova faixa reversível

Trânsito intenso no Humaitá causado pela nova faixa reversível

Paulo Giffoni, presidente da Associação de Moradores de Humaitá, é contrário à mudança e pretende entrar com uma ação no Ministério Público do Estado. A prefeitura já estuda mudanças na faixa reversível.

Leia também:

Anúncios

3 Responses to Caos no Trânsito do Humaitá

  1. Ronaldo'Buda disse:

    Ao presidente da Associação de Moradores de Humaitá, devo informar que ação/denúncia no Ministério Público do estado, contra a prefeitura do rio, sua secretaria municipal de transportes ( organísmo executivo municipal de trânsito ), e a sociedade mista que gerência o trânsito desta cidade, a cet rio, sobre questões de trânsito, como falhas viárias diversas, negligências, inobservância das competências estabelecidas pela municipalização do trânsito, mesmo que amparada ( ação ou denúncia ) por artigos do código de trânsito Brasileiro que estabelecem os deveres de entidades e organísmos interligados ao sistema nacional de trânsito, como também os direitos reservados ao cidadão – que se verifica por todo um capítulo do CTB-, podem simplesmente ser confundido com outro ‘inquérito civil público’, ou lhe solicitarem, depois de anos de espera, as mesmas provas que já tenha sido entregues a este MP…- é o que ocorre com este cidadão que aquí comenta, e, que tem um denúncia sobre irregularidades no sistema viário da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, entregue em setembro de 2006 – inquérito civil público MA 2660-, com uma ‘reunião’ em 19 de setembro de 2007 – onde me comprometi e levei alguns dias depois fotos com legendas sobre as irregularidades, que me foram solicitadas novamente pelo MP em setembro de 2008, como se eu não tivesse entregue em 2007; e, em 23 de janeiro de 2009 uma ‘reiteração’ da mesma solicitação me foi encaminhada pelo MP – ofício 1ª PJ nº 200/2009-, para apresentar à 1ª promotoria de justiça de tutela coletiva – meio ambiente ( av. Nilo Peçanha , 26 – 4º andar – castelo – rio de janeiro )- no prazo de trinta ( 30 ) dias as fotografias com legendas que esclareçam as irregularidades… (*)
    – infelizmente, em 2006 entreguei um pouco mais do uma centena de fotos ao MP ( em fotos reveladas com endereço – com num Cd e diversos disquetes com cópias de emails para jornais vereadores, deputados e prefeitura ); em 2007, desanimado, entreguei um pouco mais do que uma dezena de fotos e legendas; atualmente possuo mais de 30 mil fotos das vias urbanas desta cidade (registradas em 2006/07/08/09; dos mesmos problemas nas vias – de norte à sul e de leste a oeste – centenas deles ), e não tenho como fazer para entregar estas fotos com legenda ao MP…
    se ao menos o MP aceitasse as fotos em CD ou pen drive, ou , quiçá as fotos de blog, álbum de fotos, videos no youtube dentre outros espaços que utilizo na web, para disponibilizar estas fotos e vídeos, hoje, não tenho dúvidas, o problema de trânsito no Humaitá e de toda zona sul estaria resolvido…

    ps.: desculpe-me se soar como desabafo.

    mais do mesmo ( texto do doc. entregue ao MP ):

    http://sostransitourbano.blogspot.com/2007/05/ao-mprj-parte-final.html

  2. Rita disse:

    Como tudo nessa vida, impossível agradar a todos. A faixa reversível, no sentido Zona Sul, trouxe benefícios impressionantes. Quero registrar aqui pois minha vida definitivamente é dividida em antes e depois da faixa.. rs.. Trabalho no Flamengo e moro no Humaitá, antes da faixa levava exatamente 1 hora e 30 min para chegar à minha casa, de carro. Depois da inauguração da faixa, levo o tempo de um cidadão normal, 20 a 30 minutos, dependendo do fluxo. Ou seja, o trânsito foi realmente desafogado. No caso do sentido Botafogo, o trânsito ficou sobrecarregado, mas com certeza não chega nem na metade do tempo perdido anteriormente. Claro que, com o tempo, tudo isso vai se ajustando, acredito que em pouco tempo inclusive o sentido Botafogo também será equilibrado.

  3. Ronaldo'Buda disse:

    Sobre o comentário da sra. Rita, acima, gostaria de acrescentar que, tenho observado verdadeiras mudanças no trânsito desta cidade. Sempre me prontifiquei a reclamar sobre questões viárias em jornais, ouvidoria da prefeitura, ouvidoria da cãmara dos vereadores, etc; durante toda gestão do exprefeito Cesar Epitácio Maia, tendo como secretário municipal de transportes o Ilmo. depurado federal Arolde de Oliveira. Sou um leigo em engenharia de tráfego, mas um ‘expert’ em questões de trânsito e locomoção viária – sou taxista, e fazer uma ligação entre dois pontos da cidade da maneira mais rápida e segura é o meu carma ( e de tantos outros ), e para que isto ocorra de dentro destes patamares – rapidez e segurança -, as atribuições ( todas as competências ) de engenharia viária ‘devem’ ser cumpridas com precisão e capacitação. Portanto tenho um relato, que de forma alguma é um elogio, mas um a constatação de um fato: nos tres primeiros meses de gestão do atual secretario municipal de transportes, senhor Alexandre Sansão, foram providenciadas mais soluções para o trânsito, com reparação de falhas viárias vitais a fluidez do tráfego, em todas as zonas da cidade, do que em toda a gestão do exectuivo municipal de transito e transportes anterior.
    O senhor secretário municipal de transportes e sua equipe parecem saber o que deve ser feito, e estão fazendo. Porém, quero deixar claro que ainda estamos muito longe o ideal de um transito eficaz e seguro. Há muito, mas muito mesmo, o que fazer nas vias urbanas desta cidade para chegarmos ao ideal esperado para uma cidade que deseja sediar as olimpiadas de 2016. Estão no caminho, não há duvidas, mas este caminho pode ser um caminho que será pecorrido em horas , dias, meses ou anos, e o que fará este tempo ser reduzido será a inteligencia e a capacidade de análise desta equipe.
    Executar o óbvio não requer inteligencia e capacidade de análise.
    As falhas viárias ainda são muitas e variadas, contribuem para a retenção do trânsito, e, como podem verificar no relato do comentário da senhora Rita, o que se observa é o fato de que ações pontuais podem solucionar questões complexas, quando o assunto é engenharia de trânsito.
    ps.: em outubro de 2005 participei de uma das reuniões do primeiro ( e único )fórum de trânsito neste municipio…a hora do segundo já passou.

    Atenciosamente,
    Ronaldo da silva alves’ – um cidadão; motorista de taxi – com infrações de trânsito como milhares de outros taxistas, motoristas de onibus ou de vans – casado ; data de nascimento: 02/09/1960 ; nº da inscrição do título de eleitor: 0031 0727 0329 ; zona: 205 ; seção: 0065
    este é meu fórum : http://blogforumtransito.wordpress.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: