Nos bastidores da prefeitura III – Filme de Terror

Há alguns dias, Sonia Soares nos enviou um depoimento sobre o que vem sendo a vida dos funcionários da RIOFILME desde o início da gestão Eduardo Paes. A história foi publicada no Segundo Caderno do jornal O Globo desta quarta-feira. Publicamos aqui o material que nos foi enviado.

Sonia foi nomeada pelo Prefeito Cesar Maia para o cargo de Assistente I no Gabinete em março de 2008, e foi alocada para prestar serviço na RIOFILME.

Como no caso de Sonia, muitos funcionários da prefeitura tiveram seus cargos extintos, mas não foram avisados e continuam trabalhando sem saber que estão sem emprego nem salário.

Segue abaixo o depoimento de Sonia.


“Caros amigos, desde a posse do Sr. Eduardo Paes e da Sra. Jandira Feghali para a Secretaria Municipal de Cultura, estamos vivenciando um verdadeiro filme de terror.

No dia 2 de janeiro, chegaram à RIOFILME um novo Diretor Comercial, de nome Cristian, um Diretor de Fomentos (cargo que não existe no organograma) e uma nova a Diretora Administrativa, de nome Estela. Eles ainda não foram nomeados, não são funcionários, não são absolutamente nada. Nem e-mail da prefeitura tem. Mas mesmo assim iniciaram a “triagem” dos funcionários, deixando a tensão e nervosismo tomar conta.

O “novo” Diretor Comercial chamou as pessoas para descobrir o que faziam na RIOFILME. Desde o primeiro dia ele passou a fazer os funcionários esperarem até após o expediente “para conversar com todos”, e simplesmente saía e deixava a todos como perfeitos idiotas, aguardando a tal conversa. Isso virou rotina, causando mais nervosismo e estresse.

Até que, no dia 9 de janeiro, ele foi chamando um por um e comunicando, sem aviso prévio: você está dispensado, você está dispensado… e assim, restaram somente alguns gatos pingados que passaram a assumir o trabalho dos que foram mandados embora. O primeiro a ser dispensado foi um senhor que trabalhava há anos na RIOFILME. Além de aidético, tem mais de 60 anos. Nunca faltava e cumpria suas obrigações. Onde este homem vai conseguir nova colocação, com a sua idade?

Fui uma das primeiras “entrevistadas”, pois sou lotada no Gabinete do Prefeito e presto serviço na RIOFILME. Recebi a afirmativa da continuidade com a condição de permanecer no mesmo cargo, recebendo o mesmo salário. Concordei.

Trabalhei, no ano de 2009, do dia 2 ao dia 15 de janeiro quando resolvi ir ao RH da Prefeitura pedir a minha exoneração. Eu estava insatisfeita diante da falta de informação (eles não conversam com os funcionários, não cumprimentam, não falam nada, mantendo-se afastados em suas salas), sem nenhuma palavra do “novo” diretor comercial e sabendo que teria que assumir mais responsabilidades, muito além do suportável.

Antes, resolvi verificar com a chefe do DP do Gabinete o que era necessário para solicitar a exoneração. Ela resolveu verificar se o meu cargo não fôra extinto, como diversos. Descobri que meu cargo foi extinto desde o dia 1 de janeiro, sem comunicação, sem ser exonerada até hoje, o que vem ocorrendo com diversos funcionários da Prefeitura da Direta e Indireta.

Perguntei se o “novo” diretor não deveria me comunicar e ela respondeu que sim, pois ele deveria estar ciente. O RH não tem condições físicas pra comunicar a todos, claro, pois é muita gente.

Na véspera, haviam me dito que eu era uma mão de obra preciosa, que não poderiam perder etc. Que covardia. O silêncio dentro da RIOFILME é total. Os que ficaram não sabem se serão dispensados, e estão todos em suspense, preocupados, achando o ambiente muito pesado, carregado, sem notícias, sem contato com a “nova” diretoria, sem expectativas. Que situação tenebrosa! Nunca, em tempo algum, vivenciei tal fato. É óbvio que não fui mais trabalhar, claro.

Fazer o quê? Perdi 15 dias dentro da RIOFILME e não vou receber absolutamente nada! E os dias que trabalhei? Por que não abrem o jogo para os funcionários? Por que agem desta maneira escabrosa, mantendo distância dos poucos que restaram? O silêncio permancece.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: